quinta-feira, 8 de maio de 2014

Diabéticos...post 2 de 1.000.000 ;-)

Então, ontem postei sobre o diabetes, só pra assustar mesmo!
 
tchtudo.com.br
 
 
Viram como tem um monte de prejuízos pra nossa saúde se não nos cuidarmos?

Decisões corriqueiras e simples fazem da gente pessoas mais saudáveis!
nepo.com.br
 

Algumas amigas queridas me recomendaram algumas páginas com receitas! Incríveis!!! Sigam pessoas que buscam saúde no facebook e no instagram! Projeto Vida, da Ananda é um que eu adoro! Super motivador! O Canal do You Tube do Projeto Vida Toda tb tem várias receitas legais! A Lorena Abreu, chef de cozinha, tb tem várias dicas que adoro!! Vale a pena! No dia que a gente não está motivado ler sobre algo que te motive pode fazer diferença!

Como "disse", queria postar sobre a alimentação do diabético e como ex sócia de uma loja especializada nisso sempre tive alguns probleminhas com isso! As pessoas diziam que eu não "sabia" fazer dinheiro...realmente...seria muito mais fácil "omitir" coisas e vender....mas sempre disse que não é pq é diet ou sem açúcar que é light ou sem carboidrato...sempre disse que eu preferia clientes com glicose controlada do que vender a loja inteira e perder o cliente por uma mal atendimento.
 
 
 
revistavivasaude.uol.com.br
 
Mencionei que TODO carboidrato ingerido nos alimentos se transforma em glicose e como consequência em energia no nosso corpo, o excesso de glicose no sangue é indício de diabetes e o excesso de glicose metabolizada é GORDURA! Ou seja, EXCESSO de glicose não rola! Procure orientação especializada para entender se você está exigindo muito do seu pâncreas e do seu corpo como um todo, não consigo dizer qual a quantidade exata de carboidrato você precisa para sua rotina, mas um profissional pode!:-)
 
 
 
revistavivasaude.uol.com.br
Por isso, PROCURE ORIENTAÇÃO ESPECIALIZADA SEMPRE!!!!

De qualquer forma o que eu gostaria de dizer é que:
 

- MESMO PRODUTOS SEM AÇÚCAR CONTÉM CARBOIDRATO - e consequentemente podem aumentar a glicemia, muitas vezes da mesma forma que um produto com açúcar.
nutrireviver.com.br

- CARBOIDRATO INGERIDO SEM FIBRAS, PROTEÍNAS E GORDURAS VÃO PRO SANGUE DIRETAMENTE! Esses outros componentes ralentam a digestão desse carboidrato.
 
- PRODUTOS INTEGRAIS TÊM CARBOIDRATO - mas por causa das fibras fazem com que a digestão seja mais lenta e então a "pouca" insulina produzida pelo diabético pode "dar conta do recado".
 
- CARBOIDRATO NÃO É VILÃO!!!! É nutriente essencial pra nossa vida! E deve ser consumido diariamente, de acordo com a orientação do profissional de saúde que te acompanha!!! 
 
atmosferafeminina.com.br
 
 
Aprenda a ler os rótulos...pesquise antes de EVITAR ou EXCLUIR qualquer coisa da dieta. Por exemplo, não adianta dizer que não come açúcar se você se empanturra de produtos que tenham Maltodextrina, Xarope de Glicose e outros tipos de carboidratos com índice glicêmico alto...
 
Boa semana! Próximo post - adoçantes!! :-)
 
Mwah!!!

terça-feira, 6 de maio de 2014

Diabéticos...post 1 de 1.000.000 rsrsrsrsrs

Bom dia!!  Tudo bem?
 
Hoje resolvi "conversar" sobre um assunto que entendo um pouco mais....Não sou endócrino, mas tenho uma mãe diabética (tipo 1), convivo com a doença desde que nasci e principalmente, aprendi muuuuuuito enquanto trabalhei e gerenciei a Felicidiet, uma loja especializada em diabéticos na Barra da Tijuca.
 
De novo, não vou me aprofundar, só gostaria de alertar porque é uma doença SILENCIOSA e PERIGOSA.
 
tiabeth.com
 
 
Pra começar: O diabetes é basicamente (e simplificadamente falando) excesso de glicose na corrente sanguínea. Pode ser uma doença do pâncreas, esse órgão meio desconhecido que é responsável pela liberação de hormônios como a insulina. Por um motivo ou outro o pâncreas pode ficar "preguiçoso" e não produzir ou produzir menos hormônio do que o necessário para o metabolismo dos alimentos que consumimos. Ou mesmo a incapacidade do corpo de metabolizar a insulina produzida (resistência à insulina).
 
Resumindo (absurdamente) funciona assim: TODO carboidrato que ingerimos vira glicose no sangue, é a nossa principal fonte de energia, mas ele só se  transforma em energia quando a insulina o transporta para nossas células. Caso tenhamos pouca quantidade de insulina fazendo esse trabalho a glicose fica no sangue fazendo com que a taxa de glicemia fique nas alturas! Já ouviu falar eu o sangue do diabético é doce? Então... :-)
 
receitadevida.com.br
 
Existem 3 tipos de diabetes. A tipo 1, que normalmente acontece com crianças, adolescentes e jovens adultos, a tipo 2, que pode acontecer em qualquer idade, mas tem maior frequência depois dos 45 anos e a diabetes gestacional, que acontece em mulheres durante a gravidez (não necessariamente a mãe ou o bebê permanecem com a doença, mas deve ser controlada).
 
O que os médicos orientam em caso de diagnostico de diabetes? Óbvio que depende do tipo de diabetes, mas para a tipo 2, que é a mais corriqueira e tem muito a ver com a nossa alimentação e nossos hábitos de vida toda,  adivinhem? Tudo aquilo que sempre devemos fazer! Desde pequenininhos!
 
 
 
- Comer corretamente (de forma balanceada e nutritiva)
- Fazer exercícios físicos
- Se estressar pouco
- Ter uma rotina
- Ir ao médico para controle e orientação de glicemia, pressão arterial e colesterol!
 
Com duas coisitas a mais:
 
- Medicar-se (com medicamento orais ou injetáveis)
- Controlar a glicemia com frequência (teste de glicose feito com uma gotinha de sangue retirada da ponta do dedo!)
 
 
useieontei.com.br
 
 
 
O grande perigo do diabetes é que é uma doença silenciosa, principalmente no Tipo 2. Não dói até ser totalmente preocupante, não dá mal estar absurdo até o negócio ficar feio....por isso devemos ficar ligados aos sintomas.

Principais sintomas do diabetes tipo 1:

  • vontade de urinar diversas vezes
  • fome frequente
  • sede constante
  • perda de peso
  • fraqueza
  • fadiga
  • nervosismo
  • mudanças de humor
  • náusea e vômito.

Principais sintomas do diabetes tipo 2:

  • infecções frequentes
  • alteração visual (visão embaçada)
  • dificuldade na cicatrização de feridas
  • formigamento nos pés e furúnculos.
saudeculturamix.com
 
As pessoas com maior propensão de desenvolver diabetes tipo 2 são aquelas que não fizeram o "dever de casa" do hábito da vida saudável. Obesos e sedentários podem "exaurir" o pâncreas e ele entrar de greve!!
 
Não cuidar do diabetes tem sérios riscos:
 
- Retinopatia Diabética - pode chegar à cegueira.
 
- Arteriosclerose - endurecimento e espessamento das artérias. 
 
- Nefropatia diabética - comprometimento dos rins.
 
- Neuropatia diabética - formigamento das extremidades, enfraquecimento muscular, pressão baixa e até impotência.
 
- Pé diabético - pode levar à amputação de um membro!
 
- Infarto e AVC - Quando grandes órgãos são afetados pela arteriosclerose.
 
- Infecções - O alto índice de glicose propicia a proliferação de fungos e bactérias em várias partes do nosso organismo.
 
- Hipertensão - Obesidade, arteriosclerose e alta glicemia aumentam a pressão!
 
 
 
Fonte principal do texto: minhavida.com.br
 
 
 
Vamos nos cuidar!!! :-)
 
Amanhã vou postar sobre alimentos e o diabetes!
 
PS. O diabetes ou A diabetes.... relax about it! ainda não se chegou em um consenso!