terça-feira, 10 de junho de 2014

E esse tal de glúten?!

Oi meus amores! Tdo bem?

Pois é...mais uma vez levei um puxão de orelha de um amigo que está sentindo falta dos posts! Sabe aquele amigo muito querido que você não vê há anos, mas tem no fb e de repente ele manda uma msg? pois é! Foi assim! E tive até sugestão de conteúdo...mas como esse já estava "engatilhado" resolvi mandar esse agora e incluir a sugestão nos próximos posts!

Bom, o tal do glúten...conheci uma menina na semana passada que durante 2 semanas fez uma dieta restrita em glúten, perguntei o motivo e ela disse que ficou sabendo que emagrecia...mas ela fez a dieta sem orientação especializada!!!

CAAAARAAAACAAAAAAA!!! Toda vez que escuto isso fico meio brava! Sério isso? Você inclui e tira ingredientes da sua dieta "porque sim"? Eu sou muito curiosa! Eu gosto de saber o porque das coisas!!

De novo: NÃO VOU ME APROFUNDAR!! Estou apenas relatando coisas que pergunto pra pessoas que confio (Desta vez perguntei à uma amiga nutricionista funcional TOOOOOP! Paola Zancani. Além de competente e inteligente é liiiiiiiiinda! E também pesquisei em artigos de nutrição. MAS se tiver alguma dúvida pergunte ao seu médico ou nutricionista!)

Começando do começo:

O que é esse tal glúten? O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia. Pão, massas, bolos, biscoitos, cerveja....enfim...muita gordice tem glúten. Maaaaaas fazer uma dieta sem orientação especializada pode te levar a substituir de forma equivocada esses alimentos.

noglutennaturalgirlproducts.com

Por exemplo: Uma pessoa que come 2 fatias de pão de forma tradicional de manha, se passar a comer 2 fatias de pão de fécula de mandioca, ou batata, ou abobora de manha, em termos de ingestão calórica PODE estar consumindo as mesmas calorias, e nem só de caloria a gente vive! A quantidade de fibras, gordura e carboidrato também entram na "conta" da nutricionista e por isso não devemos achar que tudo que é sem glúten emagrece.

O problema é que o glúten, segundo estudos, é altamente alergênico e pode trazer o estufamento abdominal, mal-estar, digestão complicada, dor de cabeça....ou seja...cheio de coisas chatas e ruins pra gente! Além disso esse componente já foi ligado à depressão. Pessoas que passaram a não consumir glúten (ou o consomem com parcimônia) tem mais energia, ficam mais felizes, menos cansadas....

Pessoas que não conseguem digerir o glúten possuem a doença celíaca, não é uma intolerância, é alergia, séria! Você daria camarão a alguém que tem alergia? Então! Não encha a paciência de quem tem doença celíaca! É sério e deve ser tratado! As restrições são ainda maiores pq, como qualquer alergia alimentar os alimentos não podem ser manipulados nem próximos à alimentos que contenham glúten, e por isso muita vezes em um chocolate ao leite, por exemplo, que não teria glúten em seus ingredientes relatam a presença de glúten porque algum biscoito ou outro produto foi produzido na mesma maquina ou em um local próximo à produção!!!!

pop.com.br

Um estudo super legal diz que pacientes autistas respondem melhor aos tratamentos se estiverem numa dieta livre de glúten, eles respondem aos estímulos do "mundo de cá", de forma melhor! Demais, né???

A nutrição funcional é uma das vertentes que defende o não consumo do glúten, a princípio por um período de aproximadamente 1 mês, e listam vários motivos pra isso. Pra começar o papo, por  ser alergênico muita gente sente os malefícios, mas não os liga ao consumo do glúten, alem disso pode dificultar a absorção de bons nutrientes, desencadeia problemas estomacais e intestinais e ainda "alimenta" bactérias ruins. O problema pra nós leigos é: o que é um consumo ruim de glúten? Essa dieta é para mim? Sinceramente? NÃO SEI!!!!!!


Pergunte ao profissional que te orienta!!!


Eu, Daniela Camara, numa fase natural e orientada pela minha nutricionista diminuí muito o consumo de glúten....eu só não falo que eliminei porque ainda como um pão de fibras e de vez em nunca como algo feito com trigo ou aveia...

Consulte seu orientador e faça o teste! Elimine o glutén da sua dieta por um breve período (30 dias?) e veja como se sente...a maioria dos relatos que ouço é de gente se sentindo bem e mais pobre hahahahahaha :-)

Os produtos sem gluten constumam ser mais caros....mas e se você consumir coisas sem gluten que não precisam ser caras? Tapioca, batata, mandioca, milho, frutas, legumes, arroz, feijão...nada disso tem glúten!!! E todos são fonte de energia, ou seja, carboidrato!

Os problemas são os pães, biscoitinhos, pizzas...coisas que a gente come (a gente quem, cara pálida?) com mais frequência e fica querendo insistir em colocar na dieta! Não rola.... sorry...não pelo glúten, mas por tudo que tem "em volta" :-) Gordura, conservantes, açúcar, adoçantes, aditivos químicos...

De qualquer forma defendo a leitura da tabelinha e das informações nutricionais sempre!!! A gente se surpreende! :-)

Informe-se e tente fazer as melhores escolhas!! Emagrecer com saúde é o mais importante!!!

:-)

Bjs e até a próxima!

PS. To menos frequente por um bom motivo... :-) Mas to conversndo com a Myriam Garson, minha querida nutri e guru e estamos ajeitando um jeito de retomar as consultas! Mas acredito que não tenha engordado nada! Tá tudo certo!!! :-)

Um comentário:

  1. Q bom q voltou!!! Aguardo ansiosamente o próximo post, já estava com saudades!!!! Bjossss, Tchuca liiiinddaaa.

    ResponderExcluir

Muito obrigada! Continue visitando o blog!! :-)